Um dos principais centros de diagnóstico das patologias da mama, a Clinica MamaImagem, pioneira na utilização do mamógrafo digital da Lorad/Hologic no interior de São Paulo, acaba de incluir em sua rotina de trabalho a tecnologia Suros para biopsia a vácuo.
Para a Dra. Selma de Pace Bauab, diretora da clínica, a decisão segue uma seqüência lógica na história da clinica, de estar sempre atualizando a sua tecnologia.
A opção foi uma decisão refletida, focada não apenas no momento atual, pois, dentre todos os equipamentos de biópsia já testados, a tecnologia Suros oferece alguns diferenciais que se enquadram nessa filosofia de trabalho.
Tem qualidades que a diferenciam, como o calibre da agulha, velocidade e praticidade na coleta dos espécimes, além do material utilizado ser totalmente descartável. É uma tecnologia eficiente, pois apesar do calibre da agulha ser maior, provoca menos hematoma que a core biopsy, devido ao sistema de lavagem e drenagem da cavidade. Outro fator importante é sua versatilidade, pois pode ser utilizada na biópsia dirigida por ultra-som, por estereotaxia e por ressonância magnética.
Nossa experiência ainda é recente, mas acredito também que vá diminuir o número de resultados subestimados.
O único problema que vejo, principalmente aqui no interior é o custo, já que os convênios remuneram praticamente só o custo do material utilizado e isso nos preocupa, já que o investimento é alto. Nossa expectativa é que em um futuro próximo, o custo do material da biópsia diminua, os impostos caiam a níveis mais justos e os planos de saúde avaliem a importância e a qualidade do que é oferecido. Mesmo reconhecendo que a core biopsy é muito bem feita, com bons resultados, como atestam os próprios mastologistas de Rio Preto, eu pergunto: se nós podemos melhorar, por que não fazê-lo? E a biópsia a vácuo é um passo adiante.
Como é o atendimento ?
Em nossa Clínica, realizamos cerca de 60 a 70 mamografias, 30 ultra-sonografias mamárias e 4 a 6 biópsias diariamente. Todas as pacientes passam pelo exame clínico. Se após a mamografia, há necessidade de ultra-sonografia, muitas vezes nós providenciamos para que possa ser feita de preferência no mesmo dia, para evitar deslocamentos adicionais da paciente, principalmente as idosas e as que vivem em outras cidades, no sentido de resolução do problema. Se houver necessidade de biópsia e o médico assistente autorizar o procedimento, este também é feito, encurtando caminhos e buscando a melhor solução para a paciente e seu médico, tentando ajudar efetivamente.
Esse é o nosso diferencial, procuramos fazer o atendimento do começo ao fim, tentando aliar qualidade ao bom atendimento, tendo como objetivo o bem estar da paciente e de seu médico. (Fonte Jornal Pyramid News outubro/2008)