sábado 27 abril, 2024
suscribete al newsletter

Jornada de Inteligência Artificial e Ferramentas Digitais em Radiologia

Como entregar alta produtividade com qualidade de maneira sustentável melhorando a experiência dentro do serviço de radiologia. Uso do Ecossistema GEHC: i-360 para operações, AIR Recon DL 2D + 3D A.I. em RM e Consultoria

By Pedro Henrique Quintino, MD, Hospital e Maternidade Brasil, Rede DʼOr São Luiz, São Paulo, Brasil.

“Dentro de uma parceria com a GE HealthCare Brasil, pilotamos – por 90 dias – uma jornada de Inteligência Artificial, ferramentas digitais e Consultoria com intuito de ganhar produtividade com qualidade para nosso setor de Ressonância Magnética dentro de um Hospital e Maternidade de alta complexidade. O Ecossistema de Soluções somado a consultoria atuou de maneira sinérgica com nosso time desde o atendimento, operação e até o laudo do radiologista permitindo redução do tempo de agendamento que resultou no ganho significativo (30%) de capacidade instalada. Outro impacto importante que tivemos foi na experiência do radiologista aumentando em +81 ppts (NPS 96%) e qualidade de imagem (+~10%) que também aumentou de maneira unânime após a implementação da tecnologia nas áreas clínicas monitoradas: Musculoesquelético, Neuro e Medicina Interna.”

Sobre o autor:

Dr. Quintintino

Dr Quintino é Coordenador Médico Regional Diagnóstico por Imagem da Rede D’Or São Luiz. Ele é graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007-2012), aonde fez sua residência em radiologia e diagnostico por imagem em (conclusão 2017) e também sua especialização em radiologia musculoesquelética (2018).

Sobre a instituição:

Hospital e Maternidade Brasil Santo Andre Rede D Or Sao Luiz Brasil

Hospital e Maternidade Brasil, foi inaugurado em 1970 em Santo André e e faz parte Rede DʼOr São Luiz, a maior rede hospitalar privada no Brazil, desde 2010.

GE HealthCare LATAM Collaborators: Tiago Giacometti, Lider Clínico MR Wallace Amaral, Especialista de Produto Noe Hashimoto, Gerente Desenvolvimento Novos Negócios Eliza Guccione, Especialista de Consultoria e Centro de Comando João Araujo, Gerente de Projetos Soluções Integradas Rafael Satiro, Lider Global de Produto Leonardo Gross, Gerente de Produto Digital Thomas Doring, PhD, STO

Introdução

Manter uma alta qualidade de imagens de ressonância magnética para garantir a confiança diagnóstica e ao mesmo tempo conseguir aumentar a produtividade é um desafio constante e enorme que os gestores de clínicas e hospitais enfrentam em suas rotinas.

Com este objetivo em mente, adotamos de maneira inédita a nível Global a sinergia de duas principais soluções digitais – Imaging 360 for Operations e AIR™ Recon DL (ARDL)– alinhada com o expertise em consultoria técnica e clínica para a entrega de um verdadeiro ecossistema de produtividade, permitindo ganhos tangíveis (aumento do número de exames e diminuição de desperdícios) e intangíveis (melhor experiência médica, operação e pacientes).

Imaging 360 for Operations oferece uma solução em nuvem intuitiva que permite acessar diversos aplicativos de um único local. O objetivo é prover e acessar insights sobre operações especificas locais, como por exemplo protocolos clínicos aplicados, utilização e pontos dos equipamentos para possibilitar decisões baseadas em dados e sustentar melhores práticas, a qualquer momento e de forma remota.

Dentro do Imaging 360 for Operations podemos destacar duas soluções essenciais para o desenvolvimento deste trabalho: o Imaging Insights (II) que agrega dados coletados dos equipamentos para descobrir oportunidades de melhoria e promover eficiência operacional. Tudo a partir de um painel automatizado e customizável que auxilia na identificação de variações de utilização para assim, otimizar a duração de exames, reduzir backlog e aumentar a produtividade. Ela também identifica variações nas práticas e desempenho da equipe, permitindo identificar oportunidades de treinamento. Além disso, permite checar variações entre procedimentos e o desempenho dos equipamentos, e verifica a tendência de uso dos equipamentos hora/dia/semana para um planejamento capital. Com isso, esta solução auxilia na melhoria da qualidade de serviço prestado ao cliente.

Também vale destacar outra solução deste ecossistema, oImaging Protocol Manager (IPM), que uma solução em nuvem que auxilia na organização, distribuição e padronização de protocolos clínicos nos equipamentos de Ressonância e Tomografia. O IPM mostra os desvios entre protocolos salvos, uma lista de versões auditáveis de modificações realizadas e o conjunto de instruções clínicas quanto ao posicionamento e uso dos protocolos. Assim, ela possibilita reduzir variações entre protocolos do mesmo equipamento e dentro da frota. , essencial para estar em conformidade com auditorias de qualidade e também fornecer o melhor para os pacientes. Já o AIR™ Recon DL (ARDL) é um algoritmo disruptivo de reconstrução de imagem baseado em IA, cuja função é remover artefatos e ruído da imagem permitindo um ganho exponencial de sinal que pode ser usado para entrega de mais resolução/ qualidade de imagem e reduções abruptas de tempo simultaneamente. Disponível tanto pra sequências 2D quanto 3D e já tendo sido usado nos exames de mais de 12 milhões de pacientes ao redor do Mundo.

Acreditamos na tecnologia como um meio de deixar o cuidado mais humano e por isso atuamos com um time de excelência para ajudar a construir uma jornada de mudança tanto do ponto de vista clínico quanto de processos e operacionais impactando toda jornada desde o agendamento até o laudo buscando melhorias e oportunidades de otimizações em cada etapa do processo.

Neste trabalho, demonstramos o impacto destas soluções inovativas na produtividade e qualidade na rotina clínica de Ressonância Magnética dentro de um hospital, tanto para organização quanto para os pacientes finais.

Materiais e Métodos

1. Implementação técnica e clínica da ARDL

AIR™ Recon DL foi implementado em diversos protocolos clínicos musculo esquelético, neuro e medicina interna de rotina em 3 equipamentos de ressonância magnética (GE HealthCare, Milwaukee, USA) do hospital: Signa Explorer 1.5T (RM1), Signa Voyager 1.5T (RM2), Signa Pioneer 3T (RM3). Estes protocolos, quando otimizados, podem gerar maior impacto operacional.

2. Medição indicadores de performance pré e pós implementação da ARDL

Os protocolos modificados foram monitorados durante 3 meses com o Imaging 360 for Operations, tendo o Imaging insights avaliando a performance do algoritmo nos protocolos clínicos em relação a a) tempo de exame, b) tempo entre exames, c) tempo total por exame, d) número exames por dia (slots por dia). Já com o Imaging Protocol Manager, foi possível a visualização dos protocolos e identificação de possíveis desvios ao longo do tempo, bem como a incorporação de instruções clinicas para a adoção do novo algoritmo.

Os dados de pré e pós implementação do ARDL foram analisados a partir destas ferramentas do Imaging Insights e Imaging Protocol Manager.

3.Análise de qualidade de imagem

Para avaliar qualidade das imagens com ARDL (pós projeto) versus sem ARDL (pré projeto) foram medidos por radiologistas os seguintes parâmetros com pontuação na escala de Likert de 0-5 avaliando para cada área clínica (Neuro e cabeça/pescoço, musculoesquelético, medicina interna):

a) qualidade de imagem: relação sinal ruido, nitidez e sinal homogêneo;

b)resolução espacial: definição da imagem, capacidade de visualizar pequenas estruturas;

c) contraste: capacidade de diferencia os tecidos.

4. Avaliação qualitativa da Experiência do radiologista e operador RM

Para acessar a satisfação do radiologista e time operacional RM foi realizada avaliação via net promoter fator (NPS). As perguntas foram as seguintes:

a) Ao radiologista: em uma escala de 0-10, quanto recomendaria os exames de RM do hospital Brasil, pré e pós implementação ARDL?

5. Impacto operacional

Em posse dos dados pré e pós implementação das soluções foi calculado o aumento no número de exames de RM por mês (diferença entre numero pós e pré implementação).

Resultados

Tabla 1
Tabla 2
Tabla 3
Tabla 4
Tabla 5

Casos Clínicos

Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Figura 7
Figura 8
Figura 9
Figura 10
Figura 11
Figura 12

Conclusões

• Foi atingida uma redução percentual de tempo de exames de em média 35%, considerando maior oportunidade logística de otimizar os protocolos nos equipamentos de 1.5T. Logo, obtivemos um aumento percentual médio de número de exames de RM por dia de 29% com a implementação das soluções GE.

• Apesar da unidade já ser reconhecida no ranking das melhores qualidades de imagem de todo Grupo, após a implementação do Ecossistema de produtividade foi possível perceber ganho da qualidade de imagem ~9% por mais de 29 radiologistas ao longo de 3 grandes áreas de imagem (MSK, medicina interna e neuro) demonstrando o grande diferencial de melhora de qualidade simultâneo a entrega da maior produtividade.

• Durante o período de monitoramento, foi possível reduzir o tempo de agendamento dos exames de 18 para 15 minutos, o que se traduziu em um aumento de capacidade de 10 exames por ressonância por dia, saindo de uma linha base de 35 para 40 exames diários por ressonância efetivamente realizados. Ainda há espaço para mais exames diários, onde a utilização das ferramentas e a consultoria serão essenciais para isso.

•Houve aumento significante no NPS do radiologista de 15% para 96%.

© 2023 GE HealthCare. GE é uma marca registrada da General Electric Company usada sob licença de marca.

Todos os direitos reservados. Os produtos e tecnologias mencionados neste material estão sujeitos à regulamentação do governo e podem não estar disponíveis em todas as localidades. Seu embarque e efetiva comercialização só poderão ocorrer após a aprovação do regulador.

Os produtos e tecnologias podem estar com nome fantasia distinto do aprovado, sendo que sua comercialização ocorrerá sob o nome registrado. A GE HealthCare reserva-se o direito de fazer alterações nas especificações e recursos mostrados neste documento ou de descontinuar o produto descrito a qualquer momento, sem aviso ou obrigação.

Entre em contato com seu representante GE HealthCare para obter as informações mais atualizadas. Nada neste material deve ser utilizado para diagnosticar ou tratar uma doença ou condição de saúde. Consulte um profissional de saúde.

www.gehealthcare.com.br

JB01604BR

suscribete al newsletter

Artículos relacionados

Cómo tratar una imagen médica cada 3 segundos durante 8 horas

En el mundo de la medicina en constante evolución, los avances tecnológicos nos han llevado a un punto en el que la Inteligencia Artificial...

El poder sin precedentes de la máquina de RM con el Proyecto Iseult

Imágenes del cerebro vivo con una claridad sin igual El escáner de resonancia magnética (RM) más potente del mundo ha generado sus primeras imágenes del...

11 de Abril Día Internacional de la Enfermedad de Parkinson

A nivel global, el incremento de la esperanza de vida ha resultado en poblaciones cada vez más envejecidas. Este fenómeno ha llevado, a su...

Como tratar uma imagem médica a cada 3 segundos durante 8 horas

Na constante evolução do mundo da medicina, os avanços tecnológicos noslevaram a um ponto em que a Inteligência Artificial (IA) está revolucionando ocampo da...

Seguinos

2,319FansMe gusta
0SeguidoresSeguir
1,324SeguidoresSeguir

MÁS LEIDOS