domingo 28 abril, 2024
suscribete al newsletter

RM 1.5T com AIR™ Recon DL proporciona qualidadede imagem e tempos de aquisição similares a RM 3T:Experiência Clínica Alemana de Santiago do Chile

Por Pablo Soffia, MD, Radiólogo, Diretor do Departamento de Radiología da Clínica Alemana, Santiago de Chile, Chile.
Colaboradores da Instituição: Cesar Salinas Chief MR Technologist Clinica Alemana, Santiago, Chile.

«AIR™ Recon DL em nossos protocolos de rotina 1.5T alcançou uma redução nos tempos de aquisição de aproximadamente 30-50%, em comparação com o mesmo protocolo em 1.5T sem o AIR™ Recon DL. O que nunca imaginamos foi que a «qualidade da imagem melhorou tanto tanto que as diferenças com o nosso equipamento 3T começaram a desaparecer. Na minha opinião, AIR™ Recon DL é a mudança de paradigma mais notável na forma como as imagens de ressonância magnética são realizadas nos últimos 10 anos.»

Sobre o Autor:

Pablo Soffia é chefe do Departamento de Imagem da Clínica Alemana, Professor de Radiologia da Faculdade de Medicina da Clínica Alemana da Universidade del Desarrolo, Ex-Presidente da Sociedade Chilena de Radiologia.

Sobre a instituição:

A Clínica Alemana de Santiago é um moderno hospital privado com 440 leitos, com um Departamento de Radiologia muito ativo que inclui ensino e pesquisa clínica. O hospital foi
o primeiro do Chile a inaugurar um aparelho de ressonância magnética em 1989. Em 1995 foi instalado o primeiro equipamento de alto campo do país, um GE SIGNA 1.5T Advantage e em 2001, um GE SIGNA™ HD.

Colaboradores GE HealthCare LATAM:
Cristian Allard, Lider Clínico de MR; Tiago Giacometti, Lider Clínico de MR; Thomas Doring, PhD, GROE, R&D Latam.

Introdução
Ao tomar a decisão de substituir o antigo equipamento 1.5T Signa™ HDxt, nossa equipe médica e técnica discutiu as vantagens e desvantagens de continuar com sistemas 1.5T ou atualizar para sistemas 3T. Após uma demonstração de AIR™ Recon DL, foi tomada a decisão de manter o equipamento 1.5T. Assim, em 2020 e 2021, foram instalados dois dispositivos SIGNA™ Artist de 128 canais com AIR™ Recon DL, respectivamente.
O motivo de toda a discussão em torno de 1.5T versus 3T foi principalmente porque entre 2012 e 2018 decidimos mudar para 3T, já que a relação de qualidade de imagem era significativamente maior nesta época, em comparação com 1.5T. Com base nesta situação anterior, foram instalados quatro sistemas 3T (de outro fornecedor) na Clínica Alemana.
Em nossa experiência recente usando AIR™ Recon DL em 1.5T, alcançamos uma redução significativa nos tempos de aquisição de aprox. 30-50%. Mas algo aconteceu: nunca
imaginávamos que a qualidade da imagem iria melhorar tanto, que as diferenças agora em relação ao equipamento 3T começaram a diminuir tanto. Portanto, decidimos realizar alguns testes replicando os mesmos parâmetros do 3T na máquina 1.5T com ARDL e, para nossa surpresa, os resultados mostraram qualidades de imagem semelhantes.
Neste paper gostaríamos de demonstrar, em alguns casos clínicos, como a qualidade da imagem em 1.5T melhorou significativamente e em comparação com 3T.

Caso Clínico
Caso 1 – Estudo de RM de Hipófise

Tabela 1. Protocolo de aquisição de ressonância magnética em 1.5T SIGNA™ Artist com AIR™ Recon DL.
Figura 1. Exame de ressonância magnética da glândula pituitária. 1.5T SIGNA™ Artist com AIR™ Recon DL, T1 FSE
(A). Equipamento 3T de outro fabricante (B). As imagens mostram qualidade de imagem e tempos de aquisição
semelhantes. Além disso, o SNR na hipófise e no hipotálamo são semelhantes.

Considerações para o estudo de ressonância magnética hipofisária

Não estávamos realizando estudos hipofisários no equipamento 1.5T devido ao campo de visão reduzido de 12,0 para 14,0 cm, à espessura do corte de 2 mm e à matriz de alta
resolução que utilizamos no protocolo 3T, pois era simplesmente incompatível em termos de resultados e tempo de aquisição em comparação com o equipamento 3T.

Caso Clínico
Caso 2 – Estudo do quadril com ressonância magnética

Tabela 2. Protocolo de aquisição de RM no Signa™ Artist com AIR™ Recon DL.
Sequência Fatsat DP com grande bobina flexível de 16 canais.
Figura 2. Sequência Fatsat DP em 1.5T SIGNA™ Artist com AIR™ Recon DL (A), equipamento 3T de terceiros (B).
Observe que o nível de saturação de gordura em 1.5T foi escolhido desta forma para aumentar o contraste na
cartilagem. Além desta pequena diferença na saturação de gordura entre as duas intensidades de campo, a qualidade
da imagem e os tempos de aquisição são semelhantes.

Considerações no estudo de ressonância magnética do quadril

Os radiologistas musculoesqueléticos da Clínica Alemana precisam detectar lesões cartilaginosas na cabeça femoral. A espessura da cartilagem não ultrapassa 2 mm. Portanto, nosso protocolo de varredura requer cortes finos e alto SNR, algo que só
poderia ser alcançado com equipamentos 3T. Ao replicar os parâmetros de digitalização do estudo de alta resolução realizado na máquina 3T a 1,5T com AIR™ Recon DL, as imagens obtidas no SIGNA™ Artist mais uma vez impressionaram radiologistas e médicos solicitantes, como cirurgiões ortopédicos.

Para validar os protocolos, realizamos diversas leituras cegas nas quais os radiologistas não sabiam em que intensidade do campo magnético o exame foi realizado, com o resultado
interessante de que a maioria dos radiologistas não conseguiu diferenciar clinicamente entre imagens de 1.5 T com AIR™ Recon DL e 3T (Figura 2).

Pontos Chave

  • AIR™ Recon DL superou as nossas expectativas, tanto em termos de redução de tempo como de melhoria de SNR, por isso tomamos a decisão de migrar alguns estudos realizados em equipamentos 3T para 1.5T.
    Nunca imaginamos que a qualidade da imagem melhoraria de tal forma que as diferenças com o 3T seriam pequenas.
  • Esta descoberta motivou uma mudança completa de mentalidade na gestão da agenda dos pacientes no Serviço de Radiologia, uma vez que a intensidade do campo magnético já não é uma limitação para determinados estudos. Existem algumas exceções em ambos os lados, como 3T ainda melhor para realizar estudos de fMRI e epilepsia, mas 1.5T com ARDL é superior em sequências T1w.
  • A redução dos tempos do protocolo foi mais significativa nos exames mais frequentes. Conseguimos redução de até 50% em exames como: joelhos, ombros e coluna mantendo a qualidade clínica. Em exames cerebrais de rotina, a redução no tempo de exame foi de aprox. 30% e nos exames abdominais e pélvicos a redução foi de aprox. 25%. Em todos estes casos, a qualidade da imagem foi mantida ou melhorada.
  • Muitos pacientes que foram submetidos a exames de triagem por ressonância magnética ficaram surpresos, porque a duração da ressonância magnética anterior, há um ano, foi duas vezes maior.

Aspectos técnicos destacados:

  • Em nossa opinião, AIR™ Recon DL é a mudança de paradigma mais importante nos últimos 10 anos na forma como a ressonância magnética é realizada. A SNR não requer mais foco de alta ou baixa resolução dependendo do tempo de aquisição; ambos serão aproveitados com AIR™ Recon DL. Ele oferece benefícios clínicos, como tempo de exame reduzido, imagens mais nítidas, maior tolerância a variações de protocolo e imagens mais fáceis e rápidas de ler.
  • AIR™ Recon DL inclui uma configuração baixa, média e alta para ajustar o nível de ruído da imagem conforme desejado e tem a capacidade de eliminar o artefato de Gibbs da imagem clínica.

Referências

  1. Caracterização do desempenho de um novo pipeline de reconstrução de imagens de RM baseado em deep learning. GE Signapulse – Outono de 2020 – Conversão e otimização de protocolo conveniente com AIR Recon DL.

© 2023 GE HealthCare. GE é uma marca registrada da General Electric Company usada sob licença de marca registrada. Todos os direitos reservados.
A GE HealthCare é uma inovadora líder global em tecnologia médica, diagnóstico farmacêutico e soluções digitais, dedicada a fornecer soluções integradas, serviços e análise de dados para tornar os médicos mais eficazes, as terapias mais precisas e os pacientes mais saudáveis e felizes. Atendendo pacientes e prestadores de serviços há mais de 100 anos, a GE HealthCare está promovendo o atendimento compassivo e
conectado, ao mesmo tempo que simplifica a jornada do paciente em todo o percurso de atendimento. Juntos, estamos a criar um mundo onde os cuidados de saúde não têm limites. Saiba mais em www.gehealthcare.com. Juntos, estamos a criar um mundo onde os cuidados de saúde não têm limites. Saiba mais em www.gehealthcare.com.
Os produtos/tecnologias mencionados neste material podem estar sujeitos a regulamentação governamental. Seu envio e efetiva comercialização só poderão ocorrer após aprovação regulatória. Os produtos/tecnologias poderão ser descritos com seus nomes de mercado, diferentes daqueles aprovados pelo regulador. Sua comercialização ocorrerá com o nome do produto registrado no órgão regulador..

suscribete al newsletter

Artículos relacionados

El poder sin precedentes de la máquina de RM con el Proyecto Iseult

Imágenes del cerebro vivo con una claridad sin igual El escáner de resonancia magnética (RM) más potente del mundo ha generado sus primeras imágenes del...

11 de Abril Día Internacional de la Enfermedad de Parkinson

A nivel global, el incremento de la esperanza de vida ha resultado en poblaciones cada vez más envejecidas. Este fenómeno ha llevado, a su...

Presidente y CEO de GE HealthCare América Latina

Con más de 30 años de experiencia en diversas áreas e industrias, ¿cómo piensa que esa trayectoria lo ha preparado para liderar GE HealthCare...

Time Medical Systems: Innovación en Resonancias Magnéticas para Necesidades Específicas

Durante el reciente Congreso Europeo de Radiología en Viena, tuvimos el privilegio de hablar con Alec Leung y Monica Chan de Time Medical Systems,...

Seguinos

2,319FansMe gusta
0SeguidoresSeguir
1,324SeguidoresSeguir

MÁS LEIDOS